O universo na nossa mão… na mão de Deus.

[ a propósito da missão espacial da nave ‘Apolo 11... 50 anos depois]

Os cientistas sonham servir-se deste foguetão extraordinário para tentar encontrar outros sinais de vida, dispersos pelo Cosmos. Enquanto outros têm sonhos futuristas, eu prefiro pensar no que é absolutamente verdadeiro.

É verdade que, no nosso sistema solar, a vida floresceu nesta terra... Todas as forças da matéria uniram-se, organizaram-se para produzir este milagre. Todas as forças da vida aliaram-se, incansavelmente, como que conspirando para produzir aquilo em que acreditavam.

A evolução obedeceu a uma lei, isto é, a um pensamento: obedeceu a uma inteligência superior. Mas, os homens uniram-se: pouco a pouco, formam-se as famílias e as tribos; formam-se as nações; ligam-se os continentes... A experiência da inteligência é transmitida e potencializada para produzir uma união sempre maior. Os resultados são surpreendentes.

Não sei muito sobre satélites; mas sei que nas naves espaciais existem...milhões de dispositivos; que dezenas de milhares de pessoas colaboraram nelas, directamente; e centenas de milhares, indirectamente.

Uma tacha mal posta,,, um parafuso mal apertado... uma originalidade, desobediente ao plano geral, seria fatal para este empreendimento glorioso. Esta vitória teve necessidade de uma aliança completa, e total, de todos os colaboradores. Foi necessário exigir obediência, não só cega, mas total, contrariando certas pretensões anarquizantes.  

Esta convergência das inteligências humanas tem algo de prodigioso!

Que aconteceria se todas as melhores inteligências do mundo fossem conspiradoras? Seria uma dor de cabeça...

Contudo, tudo isto é nada, em comparação com o que poderia acontecer se se unissem, não só as forças da matéria e as da inteligência, mas as da graça...

Se a união das inteligências produz tais milagres, o que não produziria a união dos corações, das vontades vivificantes da força da vida divina?

É uma pergunta que nos deixa perplexos: mas a resposta já a temos dentro de nós!

                                                                       (Tre minuti per te)

Anterior
Anterior

Na Igreja são inevitáveis algumas sombras.

Próximo
Próximo

Paz.