Viver com SENTIDO.

 “Viver com Sentido” é o nome de uma disciplina semanal, proposta na e pela Academia Intergeracional Rútis – Porto. Este projecto surgiu da necessidade de encontrar um espaço concreto e sistemático para proporcionar aos “alunos” – na sua maioria seniores reformados – a oportunidade e a possibilidade de fortalecer a motivação para a transformação pessoal e dar sentido à sua vida, independentemente das circunstâncias pessoais.

Iniciámos esta aventura no ano lectivo de 2019/20 (inclui as interrupções da pandemia) e terminámos em 2022/23 com a primeira turma de 15 alunos. Tendo em conta o interesse e a procura por “novos alunos”, este ano lectivo reiniciámos com uma nova turma, também de 15 alunos. É um projecto pro bono, da responsabilidade, criatividade e trabalho de uma professora reformada da área das Humanidades e de uma professora mais jovem, no activo, da área da Física e Química.

Porque falo deste projecto?

            - Porque há, nessa faixa etária, uma lacuna profunda de conhecimento, autorreflexão e exercício das inteligências emocional e espiritual.

            - Porque a sociedade padece do preconceito de que, após o tempo de “vida produtiva” deixa de existir um sentido para a vida.

            - Porque, sejam quais forem as circunstâncias de cada Pessoa, ela está sempre “dentro do prazo de validade”.

            - Porque é urgente celebrar a diversidade e nutrir o sentido de vocação, em qualquer etapa da existência humana.

Partilho, então, alguns dos pareceres de alunos da primeira turma:

            - “Que dizer deste projecto? Excelente! Os conteúdos e a apresentação dos mesmos não podiam estar mais de acordo com o nome da disciplina.” (Prof. De Físico Química)

            - “Passados estes anos: Valorizei-me! Tenho uma visão mais positiva da vida! Aceitei as minhas limitações! Acreditei mais em mim! Sou consciente das minhas emoções!” (Técnica de Seguros)

            - “Gratidão! É o sentimento e a energia que partilho com os companheiros de viagem; gratidão pela: atenção, motivação, gentileza, paciência, presença generosa, participação e, sobretudo, pela cumplicidade indizível e, todavia, tão viva nos nossos olhares, porque ancorados na verdade e no respeito. “(Prof. De Francês)

Termino com um esquema síntese de uma das professoras deste projecto; revela e indica os desafios expansivos que este caminho exige de cada um:

Anterior
Anterior

Natal 2023.

Próximo
Próximo

A Morada de Deus com os Homens.