O "CHAMA" em Alpendorada.

A tão esperada visita a Alpendorada finalmente aconteceu nos passados dias 15 e 16 de setembro. Com o objetivo de fortalecer os laços do grupo e, ainda assim, trabalhar a espiritualidade meditando sobre alguns temas relacionados ao mesmo, este retiro serviu ainda para pôrmo-nos de novo a pensar alguns dos ensinamentos do fundador deste grande movimento que é hoje o Oásis.

Fomos recebidos em Alpendorada pelo Padre Cláudio que, gentilmente, aceitou nos acolher em sua casa durante estes dois dias. O mesmo ainda preparou uma breve meditação, que contou inclusive com um pequeno video do Papa Francisco a lembrar-nos que o testemunho do grande evento que foi a jornada mundial da juventude "não deve ficar num álbum de fotos, mas deve ser mantido vivo transmitindo-o aos demais(...)". Na tarde deste mesmo dia, os jovens realizaram uma incrível dinâmica em que, aos pares, responderam algumas perguntas relacionados tanto a si mesmos como a Deus. Ainda houve tempo, para que, à noite, se realizasse o sacramento da reconciliação, dirigido pelo Padre Cláudio. 

O dia 15 foi, portanto, um dia cheio de momentos de partilha e de busca da proximidade com Deus.

O dia 16 que foi um Domingo, iniciou-se com um pequeno almoço seguido da contemplação de alguns dos ensinamentos deixados pelo fundador do movimento Oásis, o Padre Rotondi. Sendo o Chama um grupo de jovens, frases como:"se há uma escolha que o jovem do Oásis pode e deve fazer será a de estar onde ninguém atua e onde se exige maior empenho e sacrificio" e "saber servir é o primeiro compromisso(... ). Para isso os jovens são convidados a cultivar-se com todos os meios" mereceu a nossa especial atenção.

O dia continuou com uma Eucaristia celebrada pelo Padre Cláudio na Paróquia de São Miguel que seguiu-se de um almoço organizado pelos acólitos, em comemoração ao dia dos acólitos que foi celebrado nesta paróquia. O Chama ainda participou duma curta atividade interativa com este acolhedor grupo, encerrando assim o retiro.

Foi assim um final de semana repleto de aprendizagem, diálogo,diversão e partilha, sem termo-nos esquecido do que nos disse o padre Rotondi nas suas mensagens " servi-Lo no sentido de que nós podemos ser-lhe úteis e por conseguinte necessários. Isto significa que Cristo, de modo real, ainda que misterioso, assume em serviço as pessoas que se deixam prender por ele (...)" e com a promessa de que como também ele nos disse:" (...) Seremos jovens do sim total, perene e humilde a Cristo, a todos, a tudo ,isto é, ao Cristo físico, ao Cristo místico e ao Cristo cósmico".

Anterior
Anterior

Santa Maria do Manto.

Próximo
Próximo

O Movimento Oásis nos Açores.