“Ressuscitados com Cristo” - 31 de março a 2 de abril.

Entre os dias 31 de março a 2 de abril decorreu mais um retiro na Casa Oásis em Ermesinde. Desta vez direcionado para os jovens em preparação para o Crisma, no entanto foram recebidos jovens de muitas outras idades tanto mais novos como mais velhos.

Com o objetivo de nos conhecermos melhor a todos e nos divertirmos, foram feitos ao longo dos dias vários jogos, o que foi bastante interessante, pois era nesses momentos onde conseguíamos descontrair e ter momentos mais engraçados. Por outro lado, houve momentos mais sérios, de maior concentração.

Os encontros de formação, embora tenham sido mais direcionados para o pessoal que ia fazer o crisma, foram bons temas a serem abordados (os sacramentos, os dons do espírito santo, etc.). Também foram explorados de diferentes dinâmicas o que fazia com que esses momentos não se tornassem chatos, monótonos ou parados. Era sempre solicitada uma participação ativa, junto com várias atividades que nos eram propostas. Tudo isso abria oportunidades para que pudéssemos expressar as nossas opiniões sobre determinados temas e assuntos.

Em jeito de ligar o passado ao presente, foi nos proposto recriarmos a via Sacra. Em cada uma das estações era nos pedido que ligássemos essa passagem a alguma situação da atualidade. Isso fez nos ter a consciência de que, de facto, o mal está sempre a repetir-se. Somos então alertados aos problemas que nos dias de hoje somos confrontados.

Houve espaço também para as confissões (um dos sacramentos que foi falado em um dos encontros de formação, a reconciliação), que nos levou a fazer um exame de consciência e a analisar os aspetos em nós presentes que podem ser melhorados. Por outras palavras, os nossos “pecados”.

Este encontro terminou com a missa de ramos, e em seguida um lanche partilhado. Foi celebrado connosco também os 18 anos de um rapaz que participou no encontro!

Para que não nos esquecêssemos destes dias, levamos connosco uma chama de madeira, em que, durante o encontro, foi utilizada para escrevermos os nossos estados de espírito, emoções e opiniões.
Para terminar, só alguns apontamentos: Animadores espetaculares; Criatividade na organização do encontro; um espaço acolhedor; uma experiência a repetir.
Claro que haveria muito mais a falar do encontro. A experiência por nós vivenciada foi inesquecível, mas não é com muitas palavras que se consegue explicar tudo o que aconteceu. Portanto, fica o convite feito pelo movimento oásis a participar nas atividades que irão decorrer ao longo do dia 25 de Abril de 2023.

Anterior
Anterior

"Servir como Maria" - encontro de 14 a 16 abril.

Próximo
Próximo

A meta é sempre mais além.