Papa Francisco Papa Francisco

Mensagem do Papa Francisco para o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

O versículo 15 do Salmo 92 – «dão fruto mesmo na velhice » – é uma boa notícia, um verdadeiro «evangelho» que podemos, por ocasião do II Dia Mundial dos Avós e Idosos, anunciar ao mundo. O mesmo vai contracorrente relativamente àquilo que o mundo pensa desta idade da vida e também ao comportamento resignado de alguns de nós, idosos, que caminhamos com pouca esperança e sem nada mais esperar do futuro.

Leia mais
Papa Francisco Papa Francisco

X Encontro mundial das famílias.

Sinto-me feliz por estar aqui convosco, depois dos acontecimentos que transtornaram as nossas vidas nos últimos tempos: primeiro, a pandemia e, agora, a guerra na Europa, que veio juntar-se às outras guerras que afligem a família humana.

Leia mais
Papa Francisco Papa Francisco

Mensagem do Papa Francisco para o 56.º Dia Mundial das Comunicações Sociais. (29.05.2022)

No ano passado, refletimos sobre a necessidade de «ir e ver» para descobrir a realidade e poder narrá-la a partir da experiência dos acontecimentos e do encontro com as pessoas. Continuando nesta linha, quero agora fixar a atenção noutro verbo, «escutar», que é decisivo na gramática da comunicação e condição para um autêntico diálogo.

Leia mais
Papa Francisco Papa Francisco

Mensagem Urbi et Orbi do Papa Francisco - Páscoa 2022.

Jesus, o Crucificado, ressuscitou! Veio ter com aqueles que choram por Ele, fechados em casa, cheios de medo e angústia. Veio a eles e disse: «A paz esteja convosco!» (Jo 20, 19). Mostra as chagas nas mãos e nos pés, a ferida no lado: não é um fantasma, é mesmo Ele, o mesmo Jesus que morreu na cruz e esteve no sepulcro. Diante dos olhos incrédulos dos discípulos, repete: «A paz esteja convosco!» (20, 21).

Leia mais
Cândida Rangel Carvalho Cândida Rangel Carvalho

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2022.

Volto a ler o mote da mensagem do Papa Francisco, desta vez, todo junto: “Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos.” E percebo que o problema não é o tempo… não há qualquer dúvida que todos, mesmo todos, temos o tempo suficiente. O problema é o que fazemos com ele, na pressa constante com que vivemos!

Leia mais
Papa Francisco Papa Francisco

Pela Paz na Ucrânia: apelo do Papa Francisco.

Tenho uma grande tristeza no coração pelo agravamento da situação na Ucrânia. Apesar dos esforços diplomáticos das últimas semanas, estão a abrir-se cenários cada vez mais alarmantes.

Leia mais
José Pedro Angélico José Pedro Angélico

O Ecumenismo de Francisco como Sinal do Reino.

Rejeitar cristãmente as lógicas da violência que se reconhecem, em alguns traços, tanto no que define o fascismo eterno como no que se expressa desse tradicionalismo católico emergente, é uma forma de proclamar o Evangelho do Reino, estando convencidos de que mesmo de uma «maneira provisória e inadequada […], Deus é verbalizável, isto é, experimentável pela mediação de todas as gramáticas e de todos os léxicos da humanidade, porque o conjunto das gramáticas e dos léxicos de todos os tempos e latitudes tem origem no acto da criação e é tradução, sempre incipiente e imperfeita, da Palavra única de Deus»

Leia mais
Pe. Adélio Fernando Abreu Pe. Adélio Fernando Abreu

José, o «pai na sombra».

Concluiu-se a 8 de dezembro o Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco para celebrar os 150 anos da proclamação do esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica. Tal proclamação foi realizada por Pio IX, a 8 de dezembro de 1870, pelo decreto Quemadmodum Deus, de teor “depressivo”, ao sabor da apologética do tempo, mas ainda assim com a sua leitura dele. Francisco convocou o Ano de São José pela carta apostólica Patris Corde, de 8 de dezembro de 2020, pela qual sublinhou positivamente diversas facetas do pai putativo de Jesus, sugestivas para os nossos dias: «Pai amado», «Pai na ternura», «Pai na obediência», «Pai no acolhimento», «Pai com coragem criativa», «Pai trabalhador», «Pai na sombra». Valerá a pena revisitar o texto e meditar sobre cada um destes epítetos, também no percurso que nos aproxima e conflui no Natal com a ajuda de José.

Leia mais
Pe. Sérgio Leal Pe. Sérgio Leal

A beleza de caminhar juntos.

O actual contexto sociocultural e eclesial coloca-nos diante de um conjunto de desafios, que reclamam uma resposta articulada e assertiva, capaz de ir ao encontro das inquietações e esperanças que habitam o coração dos homens e mulheres de hoje.

Leia mais
Mariella Malaspina Mariella Malaspina

Início do caminho sinodal na diocese de Milão.

Na nossa diocese ambrosiana, o caminho iniciou com o mandato conferido pelo arcebispo aos grupos de leigos chamados Grupos Barnabé (derivado do nome do apóstolo enviado pela comunidade de Jerusalém a Antioquia), para projectar as futuras assembleias Sinodais que caracterizarão o estilo de presença da Igreja nos nossos territórios geográficos e existenciais: uma Igreja que quer «construir» com entusiasmo, sem esmorecimentos e pessimismos.

Leia mais
COD Porto COD Porto

Jornada Mundial da Juventude.

A música, o intercâmbio cultural, a alegria, a festa, as celebrações riquíssimas em simbologia, danças, muitas vezes retratando a cultura do país que acolhe o evento, enche o olhar e o coração dos jovens. Alimenta-lhes a fé, às vezes frágil, também, fruto da idade, renova-lhes os compromissos e condu-los até aos seus países cheios do Espírito Santo.

Leia mais
Luz Reis Luz Reis

A Eucaristia, por Henri Nouwen.

Hoje voltei, outra vez, às palavras de Henri Nouwen, teólogo, padre e escritor da Igreja. Uma mensagem simples e real que só poderia ser feita daquilo que nos é comum: Pão, o alimento; Vinho, a bebida; e a ComUnidade.

Leia mais
Céu e Ramiro Reis Céu e Ramiro Reis

Memórias de uns avós.

«Eu estou contigo todos os dias» (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a nós, através da Mensagem do Papa Francisco para o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que ele próprio instituiu e que a igreja católica passará a celebrar no 4º domingo de julho- este ano no dia 25 de julho 2021 -na proximidade da festa dos santos, São Joaquim e Santa Ana, os avós de JESUS.

Leia mais
Ana Rita Vieira (Ritinha) Ana Rita Vieira (Ritinha)

Ser catequista: uma vocação essencial na Igreja!

No passado dia 10 de maio, o Papa Francisco instituiu o Motu próprio Antiquum ministerium, ou seja, por sua iniciativa o Papa instituiu um novo ministério, o de catequista, relembrando que a catequese é um setor fundamental para a vivência em Igreja.

Leia mais
Ir. Teófilo Minga Ir. Teófilo Minga

Gestos Simbólicos do Papa Francisco.

Temos que agradecer ao Papa Francisco tantos e tantos gestos simbólicos que tem partilhado connosco. Eu escolhi apenas cinco. Mas há muitos mais. Podíamos tomar cada um dos seus escritos, uma riqueza insuspeitável que ele nos oferece.

Leia mais
António José Reis António José Reis

S. José, um Homem com Coração de Pai.

“Com coração de pai: assim José amou Jesus”.  É assim que o Papa Francisco inicia a Carta Apostólica “PATRIS CORDE” por ocasião do 150º aniversário da declaração de S. José como Padroeiro Universal da Igreja, feita pelo Papa Beato Pio IX, em 8 de dezembro de 1870.

Leia mais
José Campos José Campos

Os ministérios Instituídos de Leitor e Acólito.

No dia 10 de janeiro de 2021, festa do Batismo do Senhor, o Papa Francisco publicou o “Motu Próprio” Spiritus Domini, em que modifica o Cân.230 §1 do Código de Direito Canónico permitindo às pessoas de sexo feminino o acesso ao Ministério Instituído de Leitor e Acólito.

Leia mais
Ana Ferreira (Birita) Ana Ferreira (Birita)

Uma Igreja a caminho…

Foi no dia 10 de Janeiro que o Papa Francisco aprovou o Motu próprio Spiritus Domini , que visa modificar o primeiro parágrafo do cânon 230 do Código de Direito Canónico, para que, no futuro, esteja composto do seguinte modo: «Os leigos que tiverem a idade e as aptidões determinadas com decreto pela Conferência Episcopal, podem ser assumidos estavelmente, mediante o rito litúrgico estabelecido, nos ministérios de leitores e de acólitos; no entanto, tal concessão não lhes atribui o direito ao sustento ou à remuneração por parte da Igreja»

Leia mais