Retiro de Silêncio: 1-3 abril 2022.
O cardeal Tolentino Mendonça, recentemente, referia que, assim como as palavras precisam de espaços para serem entendidas, também a nossa vida precisa de silêncios para ganhar sentido; caso contrário, corremos o risco de esta se transformar num acumular de acontecimentos e vivências. Creio que foi em buscar deste silêncio que 8 pessoas, de várias proveniências, se reuniram na Casa Oásis.
A procura do autoconhecimento, à luz da Palavra de Deus, pautou os nossos dias. Cortar com a agitação diária permitiu tratar as feridas, potenciando o perdão e a escuta. Na presença do Espírito Santo, que se fez presente e se manifestou de variadas formas, procuramos respostas e soluções num tempo fecundo em que o ruído se reduz ao crepitar da lareira.
Quais discípulos de Emaús, abatidos e cansados, somos chegados a este tempo de graça. Qual filho pródigo voltamos ao doce abraço do Pai. Qual samaritana ansiamos por saciar esta sede de infinito que nos consome! Dentro da nossa indignidade e pequenez descobrimos que, apesar do pó dos nossos passos, da fragilidade da nossa natureza, Ele sempre caminhou a nosso lado, amparando as nossas quedas e, não raras vezes, pegando-nos ao colo! Aguardando-nos na borda do poço! Que consolo!
Restabelecidas as forças, quer pelo consolo do Espírito Santo, quer pelos cuidados maternais desta casa, é-nos permitido regressar às nossas comunidades, testemunhar Aquele que a quem se julgava morto e que agora vive!
Bem hajam!