Caixa de texto: MOVIMENTO OÁSIS

FESTA DA FAMÍLIA OÁSIS

25 DE ABRIL DE  2015

O Movimento Oásis realizou no dia 25 de abril de 2015, no seu Centro de Espiritualidade em Ermesinde, um encontro que reuniu várias gerações da Família Oásis. O encontro pretendeu celebrar três acontecimentos que em 2015 marcam a vida do Movimento. Celebram-se 65 anos de Movimento Oásis, cuja fundação remonta a 1 de novembro de 1950, em Itália. Junta-se-lhe a celebração dos 30 anos do Centro de Espiritualidade Oásis em Ermesinde, onde se realizam as atividades do Movimento e muitos outros encontros eclesiais, e onde tantos têm despertado e crescido no serviço  por amor. Cumpriram-se também em 13 de abril 25 anos da morte do P. Virginio Rotondi, o fundador do Movimento Oásis.

O encontro evocou todos esses acontecimentos, não tanto para  os oasistas se fixarem num passado bem preenchido de acontecimentos fecundos, mas sobretudo para celebrarem o presente que a proximidade e  a pertença ao Movimento tornam possível. O Movimento Oásis atravessa hoje as gerações e para ser proposta efetiva não basta conhecer a sua história e os pontos fundamentais da sua espiritualidade. É também necessário reconhecer a sua vivência concreta nas várias gerações, desde a tenra idade dos pequenos amigos de Jesus, aos adolescentes, jovens, casais…

O encontro iniciou-se com a projeção de um vídeo sob o título Testemunhos de Vida Oásis, que reúne um conjunto de testemunhos de várias gerações de oasistas sobre o significado da proposta Oásis nas suas vidas. Após algum tempo dedicado à preparação da atividade da tarde, celebrou-se a Eucaristia, presidida pelo P. Eleutério Pais, concelebrada por vários sacerdotes e participada por todos.

Após o almoço partilhado, o encontro recebeu a visita de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, que a todos saudou, fez referências aos acontecimentos celebrados e ao seu próprio contacto com o Movimento no passado, e deixou palavras de estímulo e interpelação, nomeadamente no âmbito vocacional. Desenvolveu-se de seguida a atividade A Alegria do Serviço por Amor: A Criatividade nos Gestos e Palavras. Os participantes tinham sido divididos aleatoriamente em vários grupos para prepararem uma apresentação sobre diversos aspetos da vida e da espiritualidade Oásis, que depois partilharam em plenário. O encontro encerrou-se em clima festivo pelas 17 horas.

Deste encontro fazemos eco com as fotos e os vídeos que aqui se divulgam.

Testemunhos de Vida Oásis

Reportagem do encontro

Fotos do encontro 1 2

.:2016/2017:. Renovar a alegria de dizer Sim no serviço por amor