Caixa de texto: MOVIMENTO OÁSIS

ANCILLA DOMINI

Fundado pelo P. Virgínio Rotondi, o Instituto Secular Ancilla Domini começou em Itália, na diocese de Frascatti, a 25 de março de 1958. Coração do Movimento Oásis, nasceu para viver e fazer viver a espiritualidade do Serviço por Amor, proposta pelo Movimento.

O nome do Instituto repete as palavras com que Maria definiu o seu ser e o seu viver, no colóquio com o arcanjo Gabriel: “Eis a Serva do Senhor...”.

A espiritualidade do Instituto, como referem alguns artigos das constituições, é:

- Trinitária: o Ancilla Domini extrai o espírito da sua vida e da sua ação, sobretudo, da doutrina da Igreja-Mistério considerada, de modo particular, no aspeto de sacramento de Cristo e de comunhão no Espírito Santo (art. 8);

- Mariana: os membros do Ancilla Domini terão em Maria, a serva do Senhor, o modelo insuperado e insuperável (art.4);

- Eclesial: as ancillas são pedras vivas da Igreja e, por isso, devem ter sempre presente que “quanto mais pensarem na Igreja Universal; quanto mais procurarem que seja ela - a Igreja - a crescer, tanto mais viverão o espírito do Instituto, no seu aspeto caraterístico de disponibilidade e de serviço” (art. 7).

À luz da Igreja Mistério, todas no Ancilla Domini procurarão atingir o máximo desenvolvimento das capacidades humanas; o máximo grau de união com Cristo e em Cristo; o máximo grau de união entre elas e com a criação inteira.

As ancillas assumem o compromisso de inserir-se, discreta mas corajosamente, no mundo procurando transformá-lo a partir de dentro das realidades de que fazem parte.

O Instituto Ancilla Domini nasce do, no e para o Movimento Oásis. Dedica-se, em particular – embora não exclusivamente – à juventude, onde quer que ela se encontre, ajudando-a a viver a perfeição da responsabilidade humana e cristã. Procura – com todos os meios – criar, sobretudo nos jovens, o clima da resposta afirmativa a qualquer chamamento de Deus.

Os membros do Ancilla Domini vivem a prática dos Conselhos Evangélicos, fazendo voto de Pobreza, Obediência e Castidade.

Os membros do Instituto Secular Ancilla Domini, segundo o espírito do serviço por amor e pela Promessa de Caridade, querem viver fielmente a vontade de Deus e criar disponibilidade total para o serviço dos irmãos, conscientes de que Jesus considera feito a si o que se faz ao mais pequeno dos nossos irmãos (cf. Mt 25).

No Ancilla Domini, existem quatro ramos: feminino; masculino; presbiteral; conjugal, segundo o aprovado pela Igreja.

.:2016/2017:. Renovar a alegria de dizer Sim no serviço por amor